Rafinha vence concorrência de 6 e é o títular absoluto em 2023

Veterano de 38 anos se destaca e é querido por elenco, comissão técnica, diretoria e torcida. Uma renovação de contrato já é estudada.

Numa temporada em que seis laterais-direitos já iniciaram partidas pelo São Paulo, o veterano Rafinha, de 38 anos, se destaca, sendo líder e títular em mais da metade das partidas.

Contratado no ano passado, Rafinha tem um gol marcado e diversas participações importantes. O São Paulo analisa oferecer a ele mais um ano de vínculo, até o fim de 2024.

Rafinha é o lateral-direito com mais jogos sendo títular no elenco do São Paulo

aos 38 anos, Rafinha é o jogador que mais atuou como títular na lateral direita do São Paulo
Crédito: Nilton Fukuda/saopaulofc.net

Cada vez mais importante para o elenco, Rafinha foi titular em 27 dos 52 jogos do São Paulo em 2023. Esse número poderia ser maior, mas uma lesão no tornozelo sofrida em clássico contra o Palmeiras o tirou do restante do Campeonato Paulista.

Diante do desfalque, o São Paulo se viu obrigado a buscar laterais, já que também não podia contar com Igor Vinicius.

O lateral de 26, que dividiu a responsabilidade da posição com Rafinha na temporada passada, teve uma lesão no púbis diagnosticada em janeiro que o afasta de campo até hoje. Foram só dois jogos na temporada inteira.

A vaga acabou indo para Orejuela, que havia retornado após empréstimo a dois clubes (Athletico e Grêmio) e não contava com a confiança da comissão técnica e da torcida.

O colombiano fez cinco jogos como titular, mas não agradou. O São Paulo, então, precisou se mexer no mercado. Primeiro pediu o retorno de Nathan, que estava emprestado ao Coritiba, depois contratou Raí Ramos, jogador do Ituano.

O último lateral-direito a jogar esse ano foi o jovem Moreira, mas em outra função. Titular contra o América-MG, o atleta jogou improvisado na esquerda para que Welington, poupado, pudesse descansar. 

Diante desses cenários, a importância de Rafinha fica cada vez mais clara dentro e fora das quatro linhas. O jogador assumiu uma liderança que é uma das maiores virtudes do grupo atualmente e comanda as preleções, passando sua experiência para os mais novos.

Essa característica, aliada ao bom desempenho em campo e o desejo de vencer fazem com que Rafinha seja um dos pilares do time que a torcida tanto se identifica.

 

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário