Jogo do São Paulo é adiado pela CBF; entenda

Decisão foi comunicada nesta sexta-feira (01) e acontece em razão de solicitação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O jogo São Paulo x Coritiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi adiado nesta sexta-feira após pedido do Ministério Público (MP-SP).

A partida, que estava marcada para 20h30 deste domingo, no Morumbi, passou para 27 de setembro, às 19h, no mesmo local.

Entenda porque o jogo foi adiado

Coritiba x São Paulo no 1º turno. O jogo deste domingo foi adiado.
Crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A princípio, O MP enviou ofício à CBF em 23 de agosto recomendando o adiamento do clássico Corinthians x Palmeiras, que também acontece domingo, na Neo Química Arena. A principal questão é a preocupação com a possibilidade de confrontos entre as torcidas rivais.

No comunicado da mudança, a CBF definiu o seguinte motivo:

Força maior. Apesar de a data do jogo haver sido marcada e divulgada em 11/08/2023, após alinhamento prévio com as Forças de Segurança Pública e FPF, promove-se o presente ajuste de tabela em decorrência da recomendação recebida do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que não fossem realizadas duas partidas no mesmo dia envolvendo clubes com grandes torcidas – diz o texto.

Anteriormente, a Polícia Militar enviou nota à CBF prometendo reforço policial para viabilizar a realização dos jogos, o que tranquilizou a Confederação. No entanto, o MP acabou confirmando o adiamento.

Desde 2016, as disputas de clássicos em São Paulo acontecem em sistema de torcida única. Para reforçar a segurança, os jogos dos grandes clubes também ocorrem em dias diferentes para evitar que torcedores rivais se encontrem no sistema de transporte público ou mesmo na rua.

Além disso, a capital paulista recebe outros grandes eventos no mesmo dia: a final da Copa Pioneer, no Allianz Parque, que vai movimentar cerca de 40 mil pessoas, e o festival The Town, em Interlagos, com público estimado de 100 mil pessoas.

A nova data também só se tornou viável após a eliminação do São Paulo na Sul-Americana pela LDU, na quinta-feira. Caso passasse de fase, os jogos aconteceriam em 26 de setembro e 3 de outubro. Ou seja, as datas iriam se chocar.

A partida diante do Coritiba acontece três dias depois da final da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo, no Morumbi. Sem vencer há seis jogos no brasileirão, o Tricolor precisa espantar a má fase se quiser se classifcar para a libertadores.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário