Inauguração do Morumbi completa 63 anos
A casa dos são-paulinos, que já foi palco de tantas conquistas históricas, completa 63 anos de inauguração nesta segunda-feira (02).
Há exatamente 63 anos, no dia 2 de outubro de 1960, o são-paulino realizava um grande sonho com a inauguração de seu estádio próprio, o Morumbi.
O gol de Peixinho e a vitória contra o Sporting de Lisboa coroaram anos de luta e muito trabalho – que, mal sabiam todos, naquela altura, ainda estava longe de acabar.
Desde quando surgiu o Morumbi, que completa 63 anos de inauguração, foi palco de conquistas históricas
Eterno presidente do São Paulo, Cícero Pompeu de Toledo foi o responsável pelo início da construção do Morumbi. Ele foi presidente do clube de 1947 à 1958, eleito por seis vezes e somente se afastou da função por motivos de saúde. Seu falecimento aconteceu em 1959.
O ícone Tricolor não chegou a ver o sonho concluído, mas o Estádio foi batizado com o nome dele em 1956. Além disso, um busto em honra ao dirigente são-paulino também está exposto no salão nobre do clube.
O gol inaugural do estádio foi de Peixinho, aos 12 minutos do primeiro tempo em jogo amistoso contra o Sporting, de Portugal. A partida terminou com vitória do São Paulo por 1×0.
O maior público presente na história do Morumbi tem registro no dia 9 de outubro de 1977, com 146.082 pessoas. A ocasião foi o segundo jogo da final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Ponte Preta, com a vitória da Macaca por 2 a 1.
Já o maior público envolvendo o São Paulo foi no dia 16 de novembro de 1980, com 122.432 torcedores, na vitória por 1 a 0, sobre o Santos, no jogo de ida da final do Paulistão. Atualmente, a capacidade do Morumbi é de 66.795 pessoas, em virtude das mudanças nas normas de segurança.
Deixe seu comentário