Ídolo Tricolor é anunciado em equipe do Campeonato Brasileiro

O contrato vai até dezembro de 2024 e atende a um desejo da diretoria do novo clube.

Ídolo e ex-técnico Tricolor, Rogério Ceni, demitido do São Paulo em abril, foi anunciado como novo treinador do Bahia. Escolhido para substiuir Renato Paiva, que pediu demssão, Ceni acertou com o Esquadrão até dezembro de 2024.

A expectativa é que ele comande o time já na partida da próxima quinta-feira (14), contra o Coritiba, pela Série A. A chegada do treinador atende a um desejo da diretoria, que buscava um profissional que conhecesse bem o futebol brasileiro.

Veja detalhes da negociação entre time baiano e ídolo Tricolor, anunciado nesta sexta-feira (08)

ídolo tricolor é anunciado como técnico do Bahia
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Ao longo do feriado de 7 de Setembro, o Bahia avançou nas conversas com Ceni. Uma das exigências do treinador é ter liberdade e autonomia para definir as estratégias do time em campo e opinar nas contratações.

Rogério Ceni foi o principal alvo da Diretoria do Bahia, comandada por Cadu Santoro. As conversas entre as partes foram positivas e o tempo de contrato será de pouco mais de um ano, até dezembro de 2024. O treinador chega ao Esquadrão com a missão de livrar a equipe do rebaixamento.

Carreira como treinador

Rogério tem 50 anos e começou sua carreira como treinador em 2017, no São Paulo,  onde é considerado o maior ídolo da história. Permaneceu sete meses no cargo e acabou demitido com o time na zona de rebaixamento do Brasileirão. Foram 35 jogos oficiais como treinador do clube, com 14 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, com aproveitamento na casa dos 50%.

Seu destaque veio em outro time tricolor, quando treinou a equipe do Fortaleza, em 2018. A princípio, ele assumiu o Leão do Pici na Série B e conquistou o acesso e o título da competição. Em seguida, em 2019, se classificou para Sul-americana e conquistou o título da Copa do Nordeste.

Sua história com o Fortaleza teve uma pequena pausa na sua ida para o Cruzeiro, mas  não durou muito tempo. No mesmo ano, Rogério retornou ao Pici, onde ganhou títulos estaduais. Ao todo, foram 111 jogos, 56 vitórias, 24 empates e 31 derrotas.

Logo depois, Ceni saiu do Fortaleza para treinar o Flamengo, entre os anos de 2020 e 2021. Lá, conquistou a Campeonato Brasileiro de 2020, mas não conquistou a credibilidade nem da torcida, nem da diretoria e acabou demitido.

Ainda em 2021, Rogério Ceni retornou ao São Paulo após a demissão de Hernan Crespo e levou o time a uma final de Sul-americana. No Tricolor, entre outubro de 2021 e abril de 2023, foram 106 jogos, 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas, com aproveitamento de 55%.

 

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário