Dorival tem bom retrospecto após período longo de treinos
Pausa para a Data Fifa será a terceira na temporada; nas outras oportunidades, Dorival soube aproveitar e fazer com que a equipe evoluísse.
O São Paulo terá pela frente o terceiro longo período de treinos sob o comando do técnico Dorival Júnior. Nos outros dois, os resultados mostraram que ele soube aproveitar o tempo para ajustar a equipe.
A equipe fará só um jogo pelos próximos 13 dias, no sábado, quando enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro. Em seguida, por causa da Data Fifa, em que o calendário é restrito às seleções, a equipe entra em campo no dia 18, contra o Goiás, em Goiânia.
Ótimo trabalho de Dorival Júnior se aprimora após longo período de treinos, veja retrospecto
A primeira pausa para períodos exclusivos de treinos aconteceu em junho e durou 10 dias. Em seguida, a equipe jogou oito partidas e venceu seis, perdeu uma e empatou outra. Desse modo, teve um aproveitamento de 79%, superior aos 62% das 15 partidas anteriores.
A goleada por 4 a 1 sobre o Santos foi a última partida da sequência, e foi citada, inclusive, como uma das melhores partidas da equipe no ano. A partir daí, Dorival decidiu priorizar às copas do Brasil e Sul-Americana. Sendo assim, o técnico passou a escalar reservas no Brasileirão.
Logo no retorno deste período, a equipe eliminou o Corinthians e avançou à final da Copa do Brasil, mas caiu para a LDU na Sul-Americana, nos pênaltis.
A segunda Data Fifa de Dorival no São Paulo imediatamente depois dessa eliminação. Foram 12 dias sem jogos até a partida contra o Internacional, onde saiu derrotado. O foco, porém, era na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, que aconteceria naquele fim de semana.
O time conseguiu uma bela vitória fora de casa, por 1 a 0. Depois, empatou no Morumbi em 1 a 1 e garantiu a conquista do troféu inédito. Após conquistar o título, ainda bateu Coritiba e Corinthians pelo Brasileirão.
Sem copas a disputar, o São Paulo tem apenas um objetivo nesta reta final de temporada: espantar de uma vez por todas o risco de rebaixamento no Brasileiro.
A meta, porém, não está tão distante. Com 34 pontos, o Tricolor ocupa a 10ª posição, com oito pontos a mais do que o Vasco, o 17º.
Dorival, porém, esperar cumprir essa missão o mais rápido possível, já que planeja usar os jogos restantes do ano para promover testes com jogadores que tiveram menos chances nos momentos mais importantes da temporada. Isso vai ajudar o treinador a organizar o planejamento para 2024, quando o time voltará a disputar a Conmebol Libertadores.
Deixe seu comentário