Africanos de Cotia celebram estreia na Copinha
King Faisal e Iba Ly tiveram a oportunidade de estrear na Copinha em goleada do São Paulo pra cima do Porto Vitória, por 5x1.
A vitória do São Paulo por 5 a 1 contra o Porto Vitória-ES, pela Copinha 2024, marcou a estreia da dupla Faisal e Iba no torneio; os jogadores africanos tiveram direito à celebração nas redes sociais do clube.
A dupla ganhou chance com o técnico Menta no segundo tempo. Nascidos em Gana e Senegal, respectivamente, o atacante Owusu King Faisal, de 19 anos, e o meio-campista Iba Ly, de 20, estão no sub-20 do clube desde o ano passado.
Dupla de africanos tem situação contratuais diferentes, mas celebram a estreia na Copinha como uma chance de se destacar
Na primeira temporada pelo clube, em 2023, Iba participou de 23 partidas. Faisal, porém, sofreu uma fratura no pé e perdeu boa parte do ano, entrando em campo apenas cinco vezes.
Iba Ly, aliás, não tem muito tempo de contrato com Tricolor pela frente: o vínculo vai até 17 de março deste ano. Já o de King Faisal é mais longo, até 12 de janeiro de 2025, o que permite que ele jogue mais uma Copinha.
Nos últimos anos, o São Paulo aceitou convites para observar competições na África e recrutar atletas para Cotia. Faisal, por exemplo, atuava pelo Great Farcos Football Club, uma equipe semiamadora e de formação em Gana.
O clube tem parceria com dois empresários brasileiros, Didi Gualberto e Danilo Silva, e organizou um torneio, convidando também um observador do São Paulo. O atacante chamou a atenção, teve vídeos analisados no Brasil e acabou contratado pelo Tricolor por duas temporadas.
Veja como foi a estreia do São Paulo na Copinha
Primeiro tempo
O Porto Vitória-ES começou a partida tentando se lançar ao ataque, e assim conseguiu dois escanteios nos primeiros minutos do jogo na Fonte Luminosa. Apesar disso, em pouquíssimo tempo o São Paulo começou a imprimir domínio sobre o jogo.
Logo aos três minutos, Luiz Henrique arriscou um chute de fora da área e contou com a falha do goleiro Carlos Alves, que aceitou a finalização em um lance defensável. Com amplo domínio, o São Paulo continuou com um grande volume de jogo e marcou mais dois gols com Ryan Francisco – atacante que chegou à Copinha com bastante expectativa dos torcedores.
Em meio à uma inconsistência da zaga, o camisa 9 finalizou rasteiro e fez o segundo. Posteriormente, depois de uma linda troca de passes, ele recebeu e acertou o ângulo do goleiro. Luiz Henrique fez o que seria o quarto gol do Tricolor, mas a auxiliar viu toque de mão no domínio da bola, e o lance acabou anulado. Sem reagir, a equipe adversária assustou apenas em cobranças de falta, quando exigiu uma boa defesa de Leandro para a finalização de João.
Segundo tempo
O cenário do segundo tempo não foi muito diferente. O Porto começou forçando a marcação e tentando colocar volume na partida, mas rapidamente o São Paulo voltou a marcar.
Com oito minutos, Henrique resolveu costurar a defesa capixaba e marcou um golaço. Seguindo em ritmo forte, o time são-paulino ainda marcou um quinto gol, com Igor, que ganhou toque de letra do mesmo Henrique e chutou com categoria de frente para o goleiro. O Porto Vitória, no entanto, ainda teve força para buscar o seu gol de honra. Após cruzamento de PH, Galvão desviou e fez o 5 a 1.
Deixe seu comentário